Trindade libera abertura de academias, comércio e indústria

Prefeitura de Trindade anunciou, nesta segunda-feira (20), novo decreto que flexibiliza o funcionamento de comércios, indústrias e prestação de serviços no município. Academias, lojas de eletrodomésticos, eletrônicos, confecções, construção civil e profissionais liberais poderão retomar as atividades a partir da próxima quarta-feira (22). Bares e boates continuam fechados. Aulas também permanecem suspensas.

Os estabelecimentos poderão abrir as portas novamente desde que cumpram normas do Ministério da Saúde para evitar a propagação do coronavírus como distanciamento de, no mínimo, 2 metros e uso de máscara, por exemplo. Os comércios terão de priorizar a ventilação natural, intensificar a limpeza do ambiente e oferecer solução alcoólica a 70% para higienização.

O novo decreto determina a retomada de atividades dos seguintes setores: móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, óticas, papelaria, construção civil em geral, confecções, calçados, brinquedos, setor automotivo, cosméticos e beleza, higiene e limpeza, utensílios domésticos, embalagens, lembranças e suvenires, bicicletas e acessórios, gráficas, serigrafias e plotagens.

Além destes, poderão funcionar indústrias de bebidas e gêneros alimentícios; entidades de classe e sindicatos; cursos profissionalizantes e de atendimento individual; informática; agências de empregos; serviços de telemarketing; profissionais liberais (autônomos, empresas e entidades representativas); clinicas de saúde e exames em geral; laboratórios, radiologia e profissionais da saúde em geral.

Academias e restaurantes

Segundo consta no documento, as academias podem retomar as atividades com número de alunos relativo a 50% dos aparelhos fixos. Os proprietários terão que disponibilizar materiais de higiene e álcool em gel 70%. O treino dos alunos deve ocorrer em, no máximo, 45 minutos. Após isto, o ambiente deverá ser higienizado por cerca de 15 minutos.

A determinação para restaurantes, sanduicheiras, pizzarias, pamonharias, lanchonetes, açaíterias, sorveterias, pit dogs, distribuidoras e similares é que funcionem com atendimento por meio de canais eletrônicos, delivery, drive-thru, retirada e entrega rápida.