Ex-BBB de Valparaíso (GO) rebate Bolsonaro sobre Fies

A ex-BBB de Valparaíso de Goiás, professora Jessilane Alves, deu uma “invertida” em Bolsonaro (PL), que tentou pegar carona em cima de uma postagem dela sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Jessi Alves, como se apresenta no Twitter, comemorou na rede social a quitação da dívida com o Fies e o atual gestor do País aproveitou para comentar.

“Geeente!!! Acabei de pagar o Fies!! Glória glória aleluia!!!!!”, escreveu a ex-BBB ainda na sexta-feira (6). Bolsonaro, então, citou Jessi e postou no sábado (7): “Assim como a Jessi, os mais de 1 milhão de estudantes inadimplentes com contrato firmado até 2017 no Fies também têm hoje a oportunidade de quitar suas dívidas com até 92% de desconto graças à MP1090 que lançamos no final de 2021.″

 

A professora, que é formada em Ciências Biológicas, logo rebateu. “Lembrando que o FIES é um programa que foi criado no governo Lula e beneficia milhares de estudantes, que assim como eu, não tinham condições de arcar com a faculdade. Tenho profunda gratidão por esse programa que até hoje garante que todos possam ter acesso ao ensino superior.”

 

Lula também entrou na conversa: “Não tem o que agradecer. A universidade tem que ser para muitos e não para poucos. E temos que construir esse país que tanto queremos, esse país com que nós sonhamos e que sabemos ser possível.”

 

Medida Provisória

Vale citar, o presidente Bolsonaro editou, neste ano, uma Medida Provisória que pode dar descontos de até 92% do valor total das dívidas dos estudantes no Fies. De acordo com o governo, a MP visa reduzir a inadimplência e garantir a sustentabilidade do programa.

Ainda sobre o programa, ele, na verdade, foi criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1999. Posteriormente, ele foi ampliado pela gestão Lula, além de ter as taxas ajustadas.