Hoje, 16 de abril, celebramos o Dia Mundial da Voz, data escolhida para chamar atenção aos cuidados e preservação da voz, para que a população se atentem para algo tão importante e tenham uma melhor qualidade de vida.
Devemos estar alertas quanto as alterações nas cordas vocais, mudanças no timbre da voz, tosse frequente, pigarreia ou rouquidão. Muitos desses sintomas podem ser sinais de doenças, entre elas, o câncer de laringe. Quando os sintomas persistirem por mais de 30 dias, procure um médico especialista.
Os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho como jornalistas, cantores, atores, entre outros; precisam estar ainda mais atentos aos cuidados básicos da saúde vocal, ultilizando recursos como aquecimento da voz, alimentação equilibrada e beber bastante água. No entanto, o restante da população tende a negligenciar esses cuidados, ou até mesmo desconhecem os efeitos negativos que o uso excessivo da voz podem causar.
Essa celebração em homenagem à voz começou no Brasil em 1999 e ganhou visibilidade mundial em 2003 quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Cuidados com a voz
- – Beber bastante água
- – Manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
- – Falar pausadamente;
- – Realize pausas para repouso vocal durante o trabalho;
- – Durmir bem;
- – Não fumar;
- – Evitar bebidas alcóolicas e bebidas gasosas;
- – Evitar exceder a voz gritando ou falando alto;
- – Evite cochichar;
- – Evitar ambientes com poeira, mofo ou cheiros fortes;
- – Evite falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripadou ou com srise alégica;
Sintomas de doenças da voz
- – Alteração da voz;
- – Tosse frequente;
- – Pigarreia ou rouquidão;
- – Dor ou cansaço para falar
Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/
Texto: Lizandra Costa/Arte: Rangel Franco