De pré-candidato mais bem cotado para o Senado em Goiás, passando por nome considerado para concorrer à vice-governadoria de São Paulo, Henrique Meirelles deverá terminar o ano eleitoral sem disputar nenhum cargo público. Ao jornal O Estado de S.Paulo, o secretário da Fazenda de São Paulo disse que desistiu de concorrer “por uma questão pessoal”. E revela qual é a questão: “Não quero me mudar para Goiás, optei por ficar em São Paulo.” Goiano de Anápolis, Meirelles foi eleito deputado federal por Goiás em 2002, mas nem chegou a assumir o mandato, pois optou por conduzir o Banco Central durante o governo Lula. Em 2006 e 2010, movimentou-se no Estado, buscando se cacifar para concorrer ao governo, o que não conseguiu. Neste ano, anunciou pré-candidatura ao Senado por Goiás em novembro de 2021, mas adiou por seguidas vezes sua vinda definitiva para o Estado, o que o levou a perder a confiança de aliados.
Guerra interna
Conversas internas do PSD ventilam que há uma intenção do senador Vanderlan Cardoso em ser o presidente da sigla em Goiás, mas há resistência da cúpula nacional do partido.
O que atrapalha
Vanderlan é um fiel escudeiro de Jair Bolsonaro no Congresso Federal e o PSD não vai fazer parte da aliança do presidente para as eleições de outubro.
Tá no páreo
Em encontro com o pré-candidato a vice-presidência da República, Geraldo Alckmin, em Brasília, nesta sexta-feira, o ex-governador de Goiás José Eliton (PSB) oficializou a disposição em disputar as eleições majoritárias em Goiás.
Pré-campanha
O Segundo Encontro Regional do União Brasil e Partidos Aliados vai ocorrer neste sábado, em Quirinópolis, no Sudoeste goiano.
Base
Além do governador Ronaldo Caiado, lideranças que apoiam o projeto do governador à reeleição vão estar presentes.