Uma mulher, que não teve o nome e idade revelados, deu à luz ao quinto filho dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Anápolis. O caso ocorreu na madrugada de quarta-feira (12) e as equipes precisaram fazer manobras para desenrolar o cordão umbilical do pescoço do bebê. Mãe e recém-nascido passam bem.
Segundo informações da coordenação do Samu da cidade, o caso teve início após solicitação de socorro de uma parturiente de 39 semanas.. De imediato, uma ambulância de suporte básico – composta de um enfermeiro e o motorista – foi encaminhada ao Setor Vila Fabril.
No local, a equipe colocou a paciente na ambulância e quando estava prestes a seguir viagem ao hospital percebeu que a mulher havia entrado em trabalho de parto. Assim, foi preciso acionar a unidade de suporte avançado, que conta a presença de um médico, para a realização do parto dentro do veículo de socorro.
Ainda de acordo com a coordenação do Samu, o bebê nasceu com o cordão umbilical no pescoço e as equipes precisaram realizar manobras de salvamento para evitar asfixia e fazer com que o recém-nascido respirasse, pois, de imediato, ele não conseguia chorar.
Após o parto, a mãe e o bebê foram encaminhados à Santa Casa de Anápolis. Ambos estão fora de risco.