O Procon-GO autuou 11 sites e uma loja física por cometerem irregularidades durante a Semana Brasil, programa criado pelo governo federal para celebrar a retomada da economia e dos empregos e que se encerrou no último 13/9.As empresas foram multadas em valores que variam de R$ 650 a R$ 9 milhões, a depender do tamanho do estabelecimento, natureza da infração e se há reincidência.
De acordo com o órgão, foram constatadas diversas irregularidades. A mais comum é a propaganda enganosa, quando a empresa divulga uma promoção mas os valores continuam iguais ou até superiores ao período anterior da semana. Ao todo foram fiscalizados 102 estabelecimentos.
Para identificar as irregularidades, o Procon-Go realizou uma pesquisa e divulgou planilhas com preços de 2.207 produtos de 82 estabelecimentos. O órgão verificou também 20 sites e 23.396 produtos, para auxiliar as pessoas que desejavam fazer compras pela internet.
O superintendente do Procon-GO, Allen Vianna, afirmou que o órgão continuará a receber denúncias de consumidores, mesmo com o encerramento da Semana Brasil. As denúncias podem ser feitas através do Disque Denúncia (151), pelo telefone (62) 3201-7124 ou pelo portal Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Semana Brasil
A iniciativa da Semana Brasil aconteceu entre os dias 3 e 13 de setembro e contou com a participação de 83 associações varejistas. O tema deste ano foi “Vamos em frente, com cuidado e confiança”. O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, acredita que o evento representou a oportunidade de “demonstrar a representatividade institucional do Sistema de Comércio regional aos empresários”.